31 de maio de 2010

Sábado, 29 de maio de 2010: um pouco de hinduísmo para seguirmos na jornada do peregrino

Foi com grande expectativa e ansiedade que nós, as Três Iluminadas, adentramos ao Espaço Rasa esperando receber alguma luz. Logo que entramos, fomos bombardeadas com uma energia sagrada, emanada pelo espaço onde seríamos iniciadas na milenar arte da dança indiana.
Depois de muito bem recebidas, e de descobrir que nosso instrutor, João Guilherme, é também violoncelista de um grupo de música barroca (ele tentou nos explicar a relação que existe entre a música barroca e a dança indiana...Hein? talvez entendamos em algum momento...), vamos ao aquecimento. Como é que se põe essa cordinha? O aquecimento foi uma prévia do que nos esperava; as dançarinas da casa, com um baita alongamento – a nossa “perninha borboleta” não era nem metade da borboleta delas. Exceto a da Marília...ai, ai, mas tudo bem, é nossa primeira vez - Depois da saudação ao sol e a terra, subimos escada acima para nossa primeira aula da dança Odissi*.
Alguém achou que fosse fácil? O instrutor bem tentou nos convencer da mecanicidade da dança; de fato ela é, mas complexa ao extremo! Cheia dos milhares de detalhes! Haja equilíbrio e haja pernas. O bom é que as pernas ficam bem definidinhas, o ruim é que isso só vai acontecer depois de muitas dores musculares. Então, é só conectar o movimento das pernas (existe a posição masculina e a feminina), com a cabeça, o olhar, as mãos, e está pronto! Doce ilusão, a coisa é muito complicada. Dança totalmente simbólica, cada posição dos dedos nas mãos significa uma coisa. No final das contas, apesar da nossa inexperiência, saímos com "algo" no nosso corpo e no nosso espírito! Além dos movimentos, ficou uma sensação marcante que pode nos dar uma ideia de como as nossas personagens assumirão esse caráter. O que vivenciamos foi mais do que uma dança, percebemos que ali há mais um estilo de vida, praticamente uma religião.
O nosso desafio agora é levar isso à cena, com o respeito devido a essa arte dos deuses. Que Shiva nos ajude! Namaste!
Na foto, Andrea Prior, dançarina e mestra de danças clássicas indianas, responsável pelo Espaço Rasa, um local que vale a pena conhecer!

*O ODISSI é uma das danças clássicas da Índia, originária da tradição templária do Estado de Orissa, surgida há mais de 2000 anos. As posturas corporais derivam de duas posições básicas: chowk e tribangh, de características peculiares e bastante esculturais. A dança possui qualidades de sutileza de movimentos e graciosidade nas formas, tanto na dança pura (nritta), quanto na chamada dança representacional  (abhinaya ou nrytia), onde são comuns as estórias sobre o amor de Radha e Krishna, extraídas do Gita Govinda do poeta Jayadeva ( www.espacorasa.art.br).

2 comentários:

  1. e vocês conseguiram, meninas! Conseguiram superar todas as expectativas de nossa concepção e, ao mergulharem seriamente na dança indiana, trouxeram à tona uma encenação completa, rica e cheia de significações. O que vocês fizeram foi emocionante! Uma honra ter vivenciado isso tudo com vocês! Namastê sempre!

    ResponderExcluir
  2. God Love the Sweet Taste of India, e eu também!

    ResponderExcluir