6 de junho de 2010

Está chegando a hora! Os ingressos já estão sendo vendidos!

A JORNADA DO PEREGRINO 
de Ralph Vaughan Williams(1872-1958) 
Ópera Dramática em 4 atos -Baseada no livro homônimo de John Bunyan
 
Sobre o livro
O Livro The Pilgrims Progress de John Bunyan, um pregador britânico, foi escrito no século XVII, queando ele estava na prisão. No texto Bunyan narra o caminho de um homem atormentado em busca da iluminação. Poucas décadas depois, o livro se tornava cada vez mais popular. Hoje, passados mais de 300 anos, A Jornada do Peregrino é um dos livros mais lidos do mundo, com traduções para mais de 70 línguas. Apesar de ser um livro direcionado aos cristãos, seu conteúdo é até hoje admirado por budistas, muçulmanos, judeus e por seguidores de várias outras religiões.

Sobre a ópera
Por volta de 1920 o compositor inglês Ralph Vaughan Williams começou a desenvolver a ideia de adaptar o livro de Bunyan para uma ópera. Essa complexa adaptação consumiu de Vaughan Williams quase 30 anos de sua vida., já que a estréia se deu no ano de 1953 em Londres. Trata-se de uma alegoria que mostra as passagens principais do livro,;no  seu caminho, o Peregrino encontra mais de 30 personagens. 

Enredo
Prólogo
N
a prisão
John Bunyan escreve as últimas palavras do seu Livro "A Jornada do Peregrino". Ele começa a contar sua história. Ele conta sobre um sonho no qual um homem, com um grande fardo nas costas, grita em desespero...

Ato I
... aparece o Peregrino, carregando o seu fardo, atormentado com as dúvidas sobre o sentido de sua vida. “O que farei para ser salvo?” Surge o Evangelista que o tranquiliza e indica uma estrada que o Peregrino deverá seguir para encontrar as respostas. Assim o Peregrino começa seu caminho em busca da iluminação. No início da trajetória ele encontra a porta de uma grande casa. Nela estão a sua espera as três Iluminadas que lhe tiram o fardo das costas. Surge O Interprete que o conduz para o interior da casa.

Ato II
Dentro da casa vê-se uma multidão . O Arauto pergunta “ Quem está pronto para seguir o caminho da iluminação?”. O Peregrino se apresenta. O Arauto adverte sobre os perigos e obstáculos que ele enfrentará. O Peregrino aceita o desafio. Então ele é, então, vestido com a Armadura da Luz, o Escudo da Fé, o Elmo da Salvação e a Espada do Espírito. Envolto com essas proteções o Peregrino segue seu caminho. No trajeto, ele adentra o vale da Humilhação e encontra o monstro Apollion que o desafia. O Peregrino, após uma luta sangrenta, mata Apollion. Mas ele está exaurido por suas feridas. Quando parece que irá perecer, eis que surgem quatro seres celestiais que munidas com as folhas da arvore da vida e do cálice da água da vida, curam o Peregrino.
Surge novamente a figura do Evangelista que dá ao peregrino o seu cajado e a chave da promessa, dizendo que seu caminho logo chegará ao fim, mas ele deve enfrentar seu maior desafio: O Vale das Vaidades, orientando-o para que ele mantenha sua fé até a morte.

Ato III
Lugar sedutor, de uma nervosa alegria, a Feira das Vaidades, é um local onde se vende de tudo, inclusive almas. Lorde Luxúria, acompanhado de suas prostitutas, oferece seus produtos, Madame Volúpia e Madame Lascívia estão lá, juntamente com dona Malícia, senhor Ódio, Pontio Pilatos, Judas, Senhor Inveja, Senhora Bajuladora... todos vendendo seus produtos. Entra o Peregrino e grita: “ Eu compro a verdade”. Enfurecido,  o povo tortura o Peregrino e o leva a Julgamento diante do supremo Lorde Ódio-ao-Bem. Diante de todas as acusações das várias testemunhas ele é condenado a morte. Sozinho na escuridão, o Peregrino se lamenta , e pergunta: “Senhor, porque me abandonaste?”. Após seu lamento ele se lembra da chave da promessa e se liberta, seguindo novamente o seu caminho para a Iluminação.

Ato IV
Numa paisagem campestre o Peregrino encontra um menino, filho de um lenhador, que colhe gravetos. Ele pergunta ao menino a que distância dali fica a cidade celestial. O menino aponta a direção. Nesse momento, encontra Sr. e Sra.Interesse que ficam interessados em seguir o Peregrino, mas logo desistem. O Pelegrino segue até o fim de sua jornada e chega à cidade celestial onde é saudado por todos.

Epílogo
Todos desaparecem, como num sonho e surge novamente o autor do livro, John Bunyan, fechando o livro que acabou de escrever. Ele o oferece ao público sugerindo: “desvendem minhas metáforas”.

Serviço: A Jornada do Peregrino, de Ralph Vaughan Williams

Ópera dramática em 4 atos - canções originais em inglês, legendas em português.
Direção Geral Paulo Maron / Orquestra, solistas e coro do NUO
Elenco: Jorge Trabanco – Peregrino, Pedro Ometto – Evangelista, Luis Fidelis – Arauto, Fábio Visconde – John Bunyan e grande elenco. Orquestra, coro e solistas do NUO.

Indicação etária: 7 ANOSTheatro São Pedro
Sala Principal - 636 lugares; 06 lugares para deficientes físicos na platéia (sendo 3 p/ acompanhantes)
Rua Barra Funda, 171 , esquina com Rua Albuquerque Lins, 171 - Barra Funda - São Paulo - SP
A duas quadras da Estação de Metrô Marechal Deodoro
Temporada:de 25/06 a 27/06 - Sexta-feira e Sábado às 20h30; Domingo, 17h00
Ingressos: R$ 40,00 (inteira) e R$ 20,00 (meia)   - Cartões: Visa e Visa Electron
Informações: (11) 3667-0499 (de quarta a domingo, das 14h até 19h)

Horário da bilheteria: de quarta a domingo, das 14h às 19h ou até o início do espetáculo.
Venda Antecipada: www.ingressorapido.com.br / (11) 4003-1212

Nenhum comentário:

Postar um comentário