14 de junho de 2010

NUO - "Escola" de Ópera

Quem nos conhece há tempos sabe que não somos uma escola no sentido lato do termo. Mas a ideia de que todos apendemos com o espaço que o NUO representa deu o tom dessa descrição, muito benvinda, por sinal.

"O NUO (Núcleo Universitário de Ópera) é uma escola de ópera para jovens artistas da música erudita. Fundado pelo maestro Paulo Maron, em 2003, o Núcleo é pioneiro no trabalho operístico com jovens universitários (músicos e cantores) oriundos das diversas universidades de música de São Paulo (como USP, UNESP, UNICAMP e outras).

O NUO abre as portas, todos os anos, para novos integrantes que permanecem no grupo por pelo menos um ano. Não há nenhuma forma de pagamento ou mensalidade e os jovens também não recebem cachês pelas apresentações. O foco do trabalho de Paulo Maron é a experiência e a profissionalização, por meio de envolvimento em todo o processo da montagem de cada ópera.

O trabalho de formação artística do NUO vai além da música, seguindo uma linha estética bastante específica, que o diferencia das montagens tradicionais. Os jovens estudam interpretação e têm aulas de preparação corporal, formando um grupo estável e diferenciado, especializado em operetas. O NUO usa a dança contemporânea para proporcionar leveza e expressão aos jovens artistas.

Utilizamos técnicas da dança e da educação somática como base de preparação para a cena. Os cantores têm aulas sobre as técnicas de Martha Graham, Laban e Feldenkrais, além de vivenciarem técnicas de dança como jazz, sapateado e flamenco. O resultado se vê no palco, nas vozes e na vida dos cantores, segundo os seus próprios relatos. Explica Marília Velardi, preparadora corporal do NUO.

O maestro Paulo Maron conta que, ao longo dos anos, vem percebendo que o público, não muito acostumado a ver espetáculos de óperas, fica cada vez mais encantado com o jeito diferente e envolvente das montagens do Núcleo.

Cada ano é totalmente dedicado às duas produções operísticas. Para cada ópera são quatro meses de trabalho e 400 horas de ensaio. Em junho de 2010, o NUO realiza sua 14ª produção (“A Jornada do Peregrino”, dias 25, 26 e 27, no Theatro São Pedro). Os ensaios acontecem em um espaço alugado no bairro da Liberdade, em São Paulo. O grupo, que tem aproximadamente 70 integrantes, planeja em breve construir sua sede própria para ser um espaço cultural que abrigue ensaios e pequenos recitais, promova oficinas e seja um ponto de encontro entre os artistas da ópera. Para tanto, está em busca de patrocínio para realização da obra. 

Na Orquesta Sinfônica do NUO Paulo Maron faz um trabalho direcionado com o objetivo de formar estudantes de música, a fim de tornarem-se instrumentistas em orquestras sinfônicas semi-profissionais e profissionais. Muitos músicos, mesmo depois de formados, continuam integrando a orquestra. Os ensaios acontecem no Memorial da América Latina". (disponível em http://www.difundir.com.br/site/c_mostra_release.php?emp=1850&num_release=21334&ori=A)

2 comentários:

  1. Eu e minha esposa assistimos na 4ª feira dia 7/12, à apresentação da ópera Os Gondoleiros e gostamos demais da apresentação.
    Foi um banho de criatividade, graça e qualidade artística de todos os envolvidos.
    É um trabalho que merece e precisa ser levado a muitos outros espaços e teria ficado muito mais bonito se fosse aprsentado no Theatro São Pedro, por exemplo.

    Sinceros parabéns a todos, indistintamente.

    Nilton Divino D'Addio
    RG 3088169-9

    ResponderExcluir
  2. Oi Nilton! Que bom, que bom! Saber que o público sai satisfeito é mais do que uma recompensa! Obrigada a você e à sua esposa pelo carinho. Estamos na batalha (árdua) para levarmos o nosso trabalho, especialmente Os Gondoleiros, para outros espeços. A sua torcida é muito importante e o seu comentário um grande incentivo! Um forte abraço de toda a companhia!!!

    ResponderExcluir