7 de junho de 2011

A atualidade do mito humano

Ainda que nem todos saibam muito bem dos detalhes, quando a gente menciona o mito de Prometeu é comum que as pessoas se lembrem de duas coisas: que ele roubou o fogo e o trouxe à humanidade e que foi acorrentado a uma rocha, onde tinha o fígado comido diariamente por uma águia, já que o órgão tornava a crescer durante à noite.
No fundo, esses são dois pontos cruciais da história: a ação e sua punição. Prometeu, o titã cujo nome significa "o que pensa antes de agir", inaugura uma nova possibilidade de conduta para a humanidade: a de conscientemente arcar com as conseqüências de suas ações. Noutras palavras, a partir de Prometeu podemos começar a pensar em termos de responsabilidade, isto é, de escolhas e sacrifícios.
O engraçado dos mitos é que você não precisa de muito para entendê-los. Por serem símbolos, eles são passíveis de diversas interpretações, e todas são válidas, ainda que mais ou menos subjetivas. Por isso mesmo os mitos possuem inúmeras versões e isso não prejudica integridade, sua essência. Lê-los de uma maneira ou de outra é, como foi para Prometeu, uma questão de escolha.
E assim é também com o fogo. O fogo é uma potência; o uso que se faz dessa potência é uma escolha, e ela implica uma responsabilidade. Essa história a gente já conhece muito bem - que a gente tem que tomar decisões, abrir mão de certas coisas, e arcar com as conseqüências das nossas ações.
Aprendemos tudo isso quando crescemos e deixamos de ser crianças. E deixar de ser criança nada mais é do que se inteirar de uma condição geral do ser humano, que é justamente essa ambiguidade inevitável. Toda escolha implica um sacrifício. Tudo tem um outro lado. Toda situação é reinterpretável, e é possível que a Verdade não seja ou isso ou aquilo, mas sim o resultado de aprendermos a englobar ambos os lados em nossa compreensão de mundo. Existe assunto mais atual que esse? (Guilherme Prioli)

4 comentários:

  1. hahah, sabia que o gui iria escrever alguma coisa bem interessante. tá aí... xD

    ResponderExcluir
  2. Assisti hoje à apresentação do Núcleo no CIAEI, em Indaiatuba. Vocês estão de parabéns pelo trabalho e pela performance impecável! Espero que presenteiem mais vezes nossa cidade com suas apresentações! Sucesso!

    ResponderExcluir