13 de dezembro de 2010

NUO Forever!

Em 2002 germinava na minha cabeça a ideia de um núcleo de ópera. Era uma ideia ousada, de reunir estudantes de canto lírico para fazer aquilo que sempre fiz com a orquestra durante anos: um repertório diferente, inédito e que se adequasse não só às técnicas desses cantores como ao próprio público que eu pretendia atingir. Eu buscava na época um resultado musical e cênico completamente diferente, tanto que comecei a pesquisar cada vez mais, quase obsessivamente, as técnicas de teatro, até encontrar o que eu buscava. Depois que conheci a Marília e começamos a dividir conhecimentos e ideais, nós chegamos a um caminho em comum para o Núcleo. Oito anos se passaram e confesso que naquela época não imaginava que chegaríamos ao nível em que chegamos, tanto na Jornada do Peregrino quanto em Iolanthe.
Ontem vi no palco o ponto culminante que o NUO chegou até agora e me dei conta, mais do que nunca, do privilégio que tenho de conseguir reunir 70 pessoas maravilhosas para materializar as concepções que passam na minha cabeça ao escolher uma obra.
Mesmo diante das dificuldades que a APAA nos impôs, especialmente neste ano, mas também em anos anteriores, não só sobrevivemos como crescemos, evoluímos, ultrapassamos um nível pouco alcançado neste gênero de arte.
Essa passagem para outro nível de trabalho (e não me refiro só à técnica) diz respeito à seriedade e respeito pela obra a ser interpretada. Nesses 28 anos de profissão eu nunca consegui que um grupo entendesse tão bem a minha concepção de uma obra e minhas ideias sobre o que é ser artista quanto o grupo que me acompanhou nesse ano.
Acho que não haveria momento mais adequado para nos despedirmos do Theatro São Pedro como agora. Essa despedida não foi provocada pela APAA recusar as datas para o ano que vem, como alguns devem estar pensando, pois eles nem decidiram a programação de 2011 ainda. É sim uma decisão minha, compartilhada pelo NUO. Também não é uma decisão amarga, raivosa ou tomada por impulso. Desde Peregrino, percebi que o espaço do São Pedro já não nos oferece mais o que procuro. Estamos cada vez entrando por um caminho de uma arte alternativa que naturalmente busca espaços alternativos. Sair do São Pedro não é perder status, mas é levar a nossa arte aonde ela deve estar, ocupando os espaços que ela pode e deve ocupar.
Mesmo que a APAA nos ofereça datas desta vez eu vou recusar... Sei que para alguns de vocês pode ser uma decisão precipitada, mas sinto que o NUO chegou num momento de mudanças, de novos rumos, pois nesse final de semana mostramos um nível de evolução pouco visto no mundo da ópera. Digo isso sem prepotência, sem nos julgar melhor do que ninguém.
Nós mostramos com Iolanthe que se pode chegar a um resultado artístico primoroso com jovens músicos e sem dinheiro, confiando no trabalho... basta que todos tenhamos consciência e envolvimento com a obra de arte.E isso nós temos de sobra.

Em 2011 começaremos uma nova fase e as óperas escolhidas para essa nova etapa são Prometheus, de Fauré e Os Gondoleiros, de Gilbert e Sullivan, e a nossa concepção para essas montagens pede um espaço alternativo.
Estou em busca desse espaço...
Saímos do São Pedro de cabeça erguida e com a sensação de missão cumprida. Teatro lotado, artistas felizes com o seu desempenho. Quem sabe voltaremos um dia, num outro momento... quem sabe?
Um ótimo 2011 para o NUO.
NUO FOREVER!!!

9 comentários:

  1. Parabéns a todos!!!! Assistimos à última apresentação de Iolanthe e vocês foram formidáveis!
    Que o próximo espetáculo venha recheado de frutos e sucesso! ;o)

    ResponderExcluir
  2. Nossos parabéns pelo belíssimo trabalho, Iolanthe. Acompanhando o núcleo desde o ano passado, reconhecemos o indiscutível progresso e desejamos êxito nos novos desafios.

    Kleber Garcia e Tiago Landin

    ResponderExcluir
  3. Obrigado Tiago, obrigado Kleber! É isso que nos impulsiona! Esperamos que vcs venham conosco!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. É uma decisão corajosa a busca por outros espaços, já que marca talvez o afastamento ainda maior de um ethos elitista da ópera. Escapar (por vontade própria e vontade alheia) de um circuito estabelecido da ópera em são paulo indica que o que fazemos tem realmente sido diferente e, agora, incompatível com uma forma de arte representada pelo theatro são pedro e pela apaa, por exemplo.
    Esse afastamento só tem a oferecer novos parâmetros e necessidades para o trabalho, acredito que aprofundando e aprimorando esse novo formato que nos propomos. Acho que cabe então um estado de alerta constante para que a coragem de sair do são pedro seja também a coragem de experimentar, questionar, e aprimorar o nosso próprio trabalho.

    ResponderExcluir
  5. Fazendo parte de um grupo tão maravilhoso como este, devo dizer poucas palavras: "Que venham os próximos desafios, pois da maneira como estamos unidos e comprometidos conseguiremos vencer qualquer barreira, então... Que venha 2011."

    Bjs à todos...
    Angela Guerreiro

    ResponderExcluir
  6. A competência e maturidade do NUO se revelam na decisão do maestro em sair do São Pedro. Somente a segurança de um trabalho bem realizado e de alta qualidade permite esse passo mais ousado. É um privilégio fazer parte desse grupo. Parabéns a todos!

    ResponderExcluir
  7. É muito saudável e necessário se reinventar de tempos em tempos. Não estar vinculado a protocolos, lugares, processos,não deixar que ditem como devemos fazer as coisas, mas sim fazê-las da forma pela qual optamos.

    Fácil de falar, não necessariamente simples de fazer. Requer competência, talento e (muita!) coragem - o que, sem falsa modéstia, nós temos. E além disto, como a Angela muito corretamente fala acima, temos união e comprometimento.

    Eu acho também muito importante fazer da forma como você menciona: racionalmente. O São Pedro nos ofereceu seu espaço durante muitos anos e nos permitiu de certa forma "florescer" e atingir o nível de qualidade que atingimos.
    Conquistamos um público fiel, que tenho certeza que nos acompanhará onde quer que estejamos. Merece nossa gratidão,
    e requer que saiamos pela porta da frente pois, como você bem disse, talvez um dia voltemos.

    Beijos e boas festas para todos,
    Silvia.

    ResponderExcluir
  8. BOM A OPERA FOI MUITO BOA ...CADA VEZ MAIS O NUCLEO SE DESENVOLVE É CLARO BASEADO NO TALENTO E NA VONTADE DE TODOS...CLARO BOM SEGUE AI UMAS SUGESTÕES DE ESPAÇOS ALTERNATIVOS...TEATRO MUNICIPAL...METROPOLITAN OPERA E OPERA DE PARIS...HEHEH (BRICADEIRAS...A PARTE...PQ NÃO UM DIA)...A INOVAÇÃO FAZ PARTE DA EVOLUÇÃO E DO CRESCIMENTO...E CADA VEZ MAIS EM BUSCA DO SUCESSO!!!É ISSO AI...TUDO ..O NUO É MARAVILHOSO!! UM GRUPO DE QUALIDADE TALENTO E FORÇA DE VONTADE!!!BJOS CYNTHIA SABLICH

    ResponderExcluir
  9. Realmente é muito orgulho poder fazer parte desta equipe...também me considero uma cria do NUO, a cada montagem aprendo muito, e acho que é este desprendimento do Theatro São Pedro é bem oportuno...
    APA, vá pa....

    ResponderExcluir