31 de maio de 2015

Aniversário e Morte da Rainha Mary II

O NUO (Núcleo Universitário de Ópera) estreia nos dias 13, 14, 20 e 21 de junho mais uma produção no ESPAÇO NÚCLEO, sob direção do maestro Paulo Maron. Este espetáculo, de canto e dança, foi concebido especialmente para o NUO e é, basicamente, a junção de duas cantatas do compositor do Barroco inglês Henry Purcell: Music for the funeral of Queen Mary II e Ode for Queen Mary’s Birthday. Além disso, foram agregadas outras canções e obras instrumentais de Purcell.

O espetáculo conta a trajetória da Rainha Mary II, que reinou na Inglaterra juntamente com seu marido, o Rei William De Orange de 1689 até sua morte prematura, em 1694. Foi o único caso de um reinado inglês em que rei e rainha governaram juntos. Mary era adorada pelo povo inglês e sua morte pela varíola, entristeceu toda a Inglaterra naqueles anos.
Henry Purcell dedicou-lhe a Ode ao aniversário de Mary II em 1694, meses antes da morte da rainha, o que ocorreu em dezembro do mesmo ano. Em janeiro de 1695 Purcell dedicou-lhe a música para o seu funeral.

Usando as duas obras como eixo central, o espetáculo começa justamente com o funeral da rainha e volta no tempo para alguns meses antes, em seu aniversário. A história é encenada com intensa carga dramática e precisa articulação entre teatro, canto e dança. O espetáculo tem 50 minutos de duração.


Paulo Maron concebeu o espetáculo e faz a direção cênica, além de assinar figurinos e luz. A preparação corporal fica a cargo de Marília Velardi e as coreografias são de Renata Matsuo e Wesley Fernandez. Doze cantores-atores e dez instrumentistas compõem o espetáculo, cantado em inglês, com legendas. 

O ESPAÇO NÚCLEO fica na Rua Belas Artes 135, a 100 metros do metrô Alto do Ipiranga.







Imagens de Luciano Osório

Nenhum comentário:

Postar um comentário