31 de dezembro de 2011

2012

Mais um ano se vai... 2011 foi um ano de transição e de transformações para o NUO.
Tivemos 3 grandes desafios; primeiro, o de passar de um teatro de ópera para teatros do circuito teatral. Essa transição não foi fácil, eu sabia dos riscos, mas vi que essa mudança seria necessária para darmos o passo a frente. Nossa meta era mostrar que o NUO é mais do que um grupo formado por jovens para fazer ópera e também ratificar que nos distanciamos muito da maneira de se fazer ópera no Brasil; o NUO é um grupo de teatro, com atores que cantam, dançam e atuam (experiência que todo cantor de ópera deve ter, por sinal). Por essa razão as récitas, sobretudo no tradicional Teatro Maria Della Costa, foram muito importantes para a mídia nos considerar um grupo de teatro.


Provamos isso também com Prometheu, nosso grande desafio do primeiro semestre. Com a proposta de fazer uma ópera onde a movimentação fosse inspirada em François Delsarte e na técnica de Martha Graham, o resultado foi um impacto para o público que, assim, entrou na trágica trama do mito grego, percebendo o quanto a movimentação cênica tão fora dos padrões foi importante para contar esta história.


O terceiro grande desafio foi Os Gondoleiros. Há muito tempo eu queria que o nosso grupo de atores-cantores tivesse a experiência de manipular bonecos em cena e decidi que essa divertida e belíssima ópera de Gilbert e Sullivan seria perfeita para trabalharmos com bonecos. Os fantoches de tamanho natural deram ao grupo uma experiência nova, de grande dificuldade e proporcionou um resultado fora do comum.(vários que nos assistiram apontaram como a melhor produção do NUO). É bem provável que montemos novamente esta ópera no início de 2012.
Este novo ano que chega já vai nos oferecer mais um grande passo: a montagem de The Fairy Queen, uma semi-ópera de Henry Purcell que é para ser montada junto com a peça de Shakespeare, Sonho de uma noite de Verão. Será mais um grande desafio para o NUO. Para a orquestra será uma experiência que os instrumentistas vão levar consigo para sempre, por ser uma obra barroca, com uma sonoridade determinada e muito específica.
Para nossos atores-cantores, será o maior dos desafios até agora, pois sempre que esta obra é montada junto com a peça de Shakespeare os atores fazem o texto, os cantores cantam a música de Purcell e os dançarinos atuam nas várias danças escritas pelo compositor.
Nesta versão do NUO o nosso grupo fará as três coisas, incluindo técnicas circenses, pois minha proposta é que façamos uma ópera-circo com a obra de Shakespeare. São dezenas de solos e personagens...mas estou tranquilo, pois o NUO está pronto para mais esse desafio.
Com o grupo que nós temos tudo é possível!
Vamos ao trabalho...

2 comentários:

  1. Maravilhosa postagem, pra mim foi também um orgulho aprender com o NUO mais este ano...

    ResponderExcluir
  2. E está mesmo!!!
    Parabéns a todos por mais esse ano de trabalho árduo e gratificante!
    feliz 2012 NUO!!!

    ResponderExcluir